Uma das tarefas que fazem parte da rotina dos professores de música é a escolha do repertório nas Aulas de Música.
Ao organizarmos nossas aulas, precisamos, entre outras coisas, definir as músicas que vamos utilizar e as atividades que vamos fazer.
Parece simples mas não é.
Aliás, já falei por aqui sobre organização semanal.

A escolha do repertório e/ou das atividades que vamos realizar – seja nas aulas de musicalização infantil, de piano, de violão, de canto, etc., precisa ter um embasamento teórico.
Alguns pontos importantes a serem considerado são:
- A idade dos alunos: principalmente quando falamos de Musicalização Infantil, é fundamental termos um repertório que seja adequado para cada fase do desenvolvimento das crianças.
Não adianta, por exemplo, colocar no repertório uma música para crianças de 2 anos que tenha fonêmas que ela só vai desenvolver com 4 anos.
Pelo contrário, precisamos escolher músicas que ESTIMULEM fatores que aquela faixa etária específica está desenvolvendo.
- O nível de conhecimento do aluno: quando falamos de aula de algum instrumento musical, temos que ter bem estabelecido qual o nível que aquele aluno está e qual o repertório adequado.
Por exemplo, se ensinamos uma música muito avançada para um aluno que é iniciante, ele vai acabar desmotivado.
Por isso, é importante definir bem quais músicas são adequadas para cada aluno.
- O tempo da aula: precisamos definir também as atividades e/ou músicas de acordo com o tempo da aula.
Assim, sabemos quanto tempo cada atividade vai tomar para que nossa aula não atrase acabe ou muito cedo. Ou seja, sua aula precisa ser organizada.
- Siga uma metodologia: ´é importantíssimo seguirmos uma metodologia pois assim, nossas aulas vão ter objetivos claros e embasamento teórico.
Mas, é claro, devemos escolher um método que esteja alinhado com nossos valores e nossa verdade. Assim, nos sentimos à vontade e confiantes no nosso trabalho.
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