A escolha do repertório nas Aulas de Música

Uma das tarefas que fazem parte da rotina dos professores de música é a escolha do repertório nas Aulas de Música.

Ao organizarmos nossas aulas, precisamos, entre outras coisas, definir as músicas que vamos utilizar e as atividades que vamos fazer.

Parece simples mas não é.

Aliás, já falei por aqui sobre organização semanal.

A escolha do repertório nas Aulas de Música

A escolha do repertório e/ou das atividades que vamos realizar – seja nas aulas de musicalização infantil, de piano, de violão, de canto, etc., precisa ter um embasamento teórico.

Alguns pontos importantes a serem considerado são:

  • A idade dos alunos: principalmente quando falamos de Musicalização Infantil, é fundamental termos um repertório que seja adequado para cada fase do desenvolvimento das crianças.

Não adianta, por exemplo, colocar no repertório uma música para crianças de 2 anos que tenha fonêmas que ela só vai desenvolver com 4 anos.

Pelo contrário, precisamos escolher músicas que ESTIMULEM fatores que aquela faixa etária específica está desenvolvendo.

  • O nível de conhecimento do aluno: quando falamos de aula de algum instrumento musical, temos que ter bem estabelecido qual o nível que aquele aluno está e qual o repertório adequado.

Por exemplo, se ensinamos uma música muito avançada para um aluno que é iniciante, ele vai acabar desmotivado.

Por isso, é importante definir bem quais músicas são adequadas para cada aluno.

  • O tempo da aula: precisamos definir também as atividades e/ou músicas de acordo com o tempo da aula.

Assim, sabemos quanto tempo cada atividade vai tomar para que nossa aula não atrase acabe ou muito cedo. Ou seja, sua aula precisa ser organizada.

  • Siga uma metodologia: ´é importantíssimo seguirmos uma metodologia pois assim, nossas aulas vão ter objetivos claros e embasamento teórico.

Mas, é claro, devemos escolher um método que esteja alinhado com nossos valores e nossa verdade. Assim, nos sentimos à vontade e confiantes no nosso trabalho.

Quer mais conteúdo para Professores de Música? Me siga no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *