A importância da repetição nas Aulas de Música

É muito comum que as crianças peçam muitas vezes o mesmo filme, a mesma música, o mesmo livro… E isso tem uma razão! Por isso, no post de hoje vou falar sobre A importância da repetição nas Aulas de Música!

A importância da repetição nas Aulas de Música

Sobre esse assunto, a Cristiane de Oliveira Coelho, professora de ensino infantil e arte-educadora especialista em psicopedagogia e alfabetização, contou em entrevista ao site Lunetas, que pesquisas mostram a importância da repetição no desenvolvimento infantil tanto no campo emocional quanto no cognitivo.

Isso porque, na repetição a criança se sente segura emocionalmente, por aquilo que já lhe é familiar. Dessa forma, traz conforto e ajuda a promover a autonomia.

Já no campo cognitivo, a repetição tem papel fundamental para o melhor aprendizado. Pois, ao ler um livro, ouvir ou tocar uma música, assistir um filme, repetidas vezes, a criança fixa melhor o que aprendeu com aquilo. Ou seja, repetir ajuda na memorização de algo novo.

Além disso, a cada repetição, a criança pode aprender algo novo sobre aquele mesmo assunto.

Aliás, sabe aquela frase “a prática leva a perfeição”? Ela faz todo sentido!

Portando, nós, como Educadores Musicais, precisamos levar isso em consideração nas nossas aulas também.

E de que forma podemos fazer isso? Repetindo várias vezes a mesma música em várias aulas, pedindo para as crianças repetirem o que cantamos, trazendo atividades e brincadeiras que usem a repetição de forma repetida, etc.

Dessa maneira, com certeza, teremos uma aula mais produtiva e encantadora para os nossos alunos.

Quer saber mais sobre Educação Musical? Me segue no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *