Aulas de Musicalização para crianças de 2 anos

Para planejarmos nossas aulas de musicalização é fundamental conhecer as características das crianças em cada idade para que possamos fazer atividades específicas para cada fase. Nesse post vou falar sobre Aulas de Musicalização para crianças de 2 anos.

Aulas de Musicalização para crianças de 2 anos

Quais são as características da criança de 2 anos?

Até os 2 anos, cantamos e brincamos pra estimular a fala da criança! A partir dos 2 anos a fala já é pra estar adquirida. Segundo a Dra. Carolina Schaffer Kalaf, médica Otorrinolaringologista e Foniatra, não tem criança preguiçosa pra falar. Se ela ainda não fala até essa idade, deve-se investigar com um Médico Foniatra ou Fonoaudiólogo.

A linguagem também apresentará um desenvolvimento exuberante nesse período e o vocabulário aumenta ricamente. Espera-se que a criança forme frases com duas palavras pelo menos e essas frases se tornam mais longas ao longo dos 2 anos, construídas com cinco a seis palavras. A criança passa a narrar pequenos fatos ou mesmo a organizar uma pequena história a partir das figuras de um livro.

Nessa faixa etária, a criança começa a enumerar (conta os brinquedos, por exemplo) e conhece cerca de 300 palavras. Dica: utilizar músicas que falem sobre números! Nesse momento, não devemos exigir exatidão de afinação ou ritmo. É importante o professor deixar que se sintam à vontade pra encontrar a voz, pronunciar as palavras ao cantar e falar, dialogar com professor e colegas de classe e ir encontrando seu próprio ritmo.

O que a musicalização deve buscar desenvolver nessa idade?

o A capacidade de acompanhar as músicas com um instrumento de percussão;

o A percepção sonora e a capacidade de discriminar, identificar e classificar sons, percebendo similaridades e diferenças;

o Participar de atividades musicais com outras crianças numa atmosfera expressiva, positiva e agradável;

o Ter maior estímulo pro canto e a fala;

o Tomar consciência das relações espaciais e temporais;

o Habilidades motoras grandes e pequenas, coordenação viso-motora e perceber frases musicais através do movimento;

o Trabalhar a criatividade pedindo para completarem frases, ritmos e melodias; e ter muita liberdade para criarem;

o A expressão corporal: pode-se dançar muito e fazer movimentos usando lenços, fitas, bexigas, enfim, objetos que flutuem;

o O aumento do vocabulário.

.

Gostou de saber disso? Deixa um comentário!

INSTAGRAM:

https://instagram.com/criancaemusica?igshid=1or766prlen4r

YOUTUBE:

https://www.youtube.com/channel/UCVZZmZMpOvp7W2KVMehouag

FACEBOOK:

https://www.facebook.com/criancaemusica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *