Os benefícios das canções de ninar

No post de hoje vou falar sobre alguns benefícios das canções de ninar. Esse gênero poético-musical nasceu, especialmente, para acalmar os bebês na hora de dormir mas a importância delas vai além!

Os benefícios das canções de ninar
Minha filha Bia. Foto: Acervo pessoal.

1. Antes de nascer:

Nos 3 últimos meses de gestação formam, o que podemos chamar, de inventário de primeiros sons da criança. Ou seja, nesse período, o bebê já escuta e reconhece os sons. Assim, quando nascer, vai se lembrar das vozes que cantavam para ele pois já são familiares.

2. Hora de dormir:

As canções de ninar também auxiliam na hora de dormir. Muitas vezes servem como um aviso de que chegou o momento de descansar.

Essas cantigas ajudam o beber a acalmar e também transmitem segurança, pois, com elas, sabe que não está sozinho.

3. A importância da audição:

A audição é o primeiro contato que o bebê tem com o mundo externo: o batimento cardíaco da mão, as vozes conhecidas, as músicas escutadas no último trimestre de gravidez, etc. Todas essas sonoridades se tornam familiares ao bebê e podem ajudá-lo após o nascimento.

4. Vínculo afetivo

Não é novidade que a música cria um vínculo afetivo entre pais e filhos, né? E as canções de ninar são as músicas que iniciam esse processo, são o primeiro contato musical dos bebês. Lembrando que esse vínculo é importante tanto para os pais, que estão conhecendo seu bebê, quanto para os bebês que se sentem seguros com assas canções.

E você, sabia desses benefícios das canções de ninar?

INSTAGRAM:

https://instagram.com/criancaemusica

YOUTUBE:

https://www.youtube.com/channel/UCVZZmZMpOvp7W2KVMehouag

TELEGRAM:

https://t.me/joinchat/PR-LtFcJrgl-x7KqdaHbcQ

FACEBOOK:

https://www.facebook.com/criancaemusica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *