Como ganhar a confiança dos seus alunos

Separei algumas dicas de como ganhar a confiança dos seus alunos. Gerar uma confiabilidade e a segurança dos nossos alunos é muito importante para o processo de musicalização e também em aulas de canto ou de instrumentos musicais.

Como ganhar a confiança dos seus alunos?
Como ganhar a confiança dos seus alunos? – Foto:  Carlos Eduardo Pierri

1. Confie em você mesmo

Para que possamos ganhar a confiança dos nossos alunos, devemos nos conhecer e acreditar em nós mesmos. O modo como andamos, olhamos, falamos, nos vestimos, etc.; falam muito sobre confiança e influencia o que os alunos pensarão sobre nós.

2. Conheça seus alunos

Procure conhecer seus alunos enquanto indivíduos e descobrir seus interesses, suas músicas preferidas, as matérias que mais gostam na escola, converse com eles. Quando você ouve o que eles têm a dizer,
você passa a ser visto não apenas como mais um adulto mas também como alguém que está verdadeiramente interessado no que eles pensam. Isso faz toda diferença e e aumenta a confiança deles em você.

3. Elogie seus alunos

Apontar os erros e corrigi-los faz parte do nosso trabalho, é claro. Mas, não podemos esquecer que também é importante elogiar nossos alunos quando eles estão se esforçando e progredindo. O elogio também faz com que vocês criem um laço de amizade e confiança.

4. Compartilhe experiências pessoais

Sempre que você compartilha suas experiências pessoais e relaciona ao assunto que está abordando na aula, você prende a atenção dos seus alunos e faz com que eles sintam-se mais próximos. Mostrar vulnerabilidade é uma ótima forma de gerar mais confiança também.

Como ganhar a confiança dos seus alunos

Ou seja, podemos dizer que quanto mais próximos ficamos dos nossos aluno, quanto maior nosso elo ligação com eles, maior vai ser a confiança deles em nós. Por isso, é tão importante nos esforçarmos, a cada aula, para criarmos uma conexão genuína com nossos alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *