Dicas para Organizar um Recital Musical

Os Recitais de Música são muito importantes e especiais. Nesse post vou te dar Dicas para Organizar um Recital Musical.

Dicas para Organizar um Recital Musical

Primeiramente, é importante falar que os Recitais são importantes para os alunos eles são um incentivo pois eles se preparam durante muito tempo e se desafiam na hora de se apresentar.

Além disso, é um momento especial para os pais, familiares e amigos que podem ver a evolução dos alunos na música.

E, é claro, que é fundamental para os professores pois é uma ótima forma de mostrar o resultado do seu trabalho ali, ao vivo e a cores.

Dicas para Organizar um Recital Musical

Aqui vão algumas Dicas para Organizar o Recital Musical dos seus alunos:

Primeira dica:

Em primeiro lugar, devemos marcar a data. Eu sempre faço um Recital por semestre (pode ser um por ano também), então sempre já penso e reservo uma data do fim do ano e/ou semestre.

Segunda dica:

Depois de ter a data definida é hora de reservar o local. O local para realizar o Recital pode ser um teatro, um salão de festas, uma sala de concertos, no salão de uma igreja, etc.

Terceira dica:

Agora é hora de definir o repertório. Eu sempre vou adicionando músicas novas aos alunos durante as aulas, para eles aprenderem e estudarem. Nunca falo que uma música é para o recital, assim eles vão curtindo e estudando sem essa pressão. Quando chega o recital, juntos (professor e aluno) escolhemos qual canção o aluno gosta mais, se sente mais à vontade pra tocar.

Quarta dica:

Outra dica muito importante é que você registre esse momento. O Recital de Música é muito especial e importante, por isso, procure ter uma empresa de foto e filmagem para guardar para sempre. Esse registro também é útil para usar na divulgação do seu trabalho e para os alunos terem esse momento registrado com qualidade (não tenho nenhum vídeo de quando eu era criança tocando, a época não se pensava nisso, acho… )

Quinta dica:

Essa dica é fundamental: procure patrocinadores! Para tornar o Recital possível você pode (e deve) pedir patrocínio de colaboradores para te ajudar com os custos. Você pode fazer uma carta para os patrocinadores, explicando o seu trabalho, o por quê você precisa desse patrocínio, mostras os custos, enviar um vídeo de trabalhos anteriores. Assim você gera credibilidade e confiança!

Você costuma fazer Recitais com seus alunos? Conta pra mim se tem alguma outra dica ou me conta por quê você ainda não faz recitais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *