Qual é a influência da educação musical no desenvolvimento da criança?

educacao-musical
A Educação Musical Musical pode contribuir de forma positiva para o desenvolvimento da criança. Foto: Carlos Eduardo Pierri

 

A educação musical no desenvolvimento das crianças é fundamental. As antigas civilizações já sabiam que a preocupação com a arte em qualquer de suas muitas formas era uma maneira lógica de desenvolver a harmonia, um caráter bem equilibrado, entusiasmo e uma rica experiência e, atualmente, a educação musical é uma delas.

Quase todas as crianças pequenas tem curiosidade com a música e podemos observar sua espontânea alegria, que se manifesta em várias formas: o desejo de cantarolar, o impulso para se mover com a música, a alegria de escutar a canção de ninar cantada pelos pais ou a fascinação despertada quando uma música favorita é ouvida e reconhecida.

O que dizem as pesquisas científicas atuais sobre a influência da educação musical no desenvolvimento da criança?

Crianças  que iniciam o aprendizado de um instrumento musical cedo são beneficiadas porque suas habilidades cognitivas, emocionais e motoras são todas estimuladas. Isso tem sito comprovado por numerosos estudos de instituições de renome, dentre elas:

  • Instituto Max Planck para a Pesquisa do Cérebro;
  • Instituto Max Planck para a Neuropsicologia em Leipizig;
  • Instituto de Tecnologia de Massachussetts em Boston;
  • Universidade de Frankfurt;
  • Universidade de Monastério;
  • Universidade de Washington;
  • Universidade de Tubingen;
  • Universidade da Califórnia.

Como crianças que tem acesso à educação musical podem ter um melhor desenvolvimento da fala?

Ainda no início da gestação, o ouvido é o primeiro órgão a estar completamente desenvolvido no ser humano. Ainda no início da gestação, o ouvido é o primeiro órgão a estar completamente desenvolvido no ser humano. O feto já é capaz de ouvir e reconhecer música. Estudos indicam que a música possui uma influência impressionante no desenvolvimento fetal.

Além disso, o bebê, ainda na barriga da mãe, já consegue ouvir as vozes de seus pais. Após o nascimento, crianças imitam os sons que escutam e, com aproximadamente 5 anos de idade, normalmente já possuem um amplo vocabulário, além de um conhecimento gramatical mais complexo do que o que é descrito em livros de gramática.

Como a educação musical contribui para o desenvolvimento da criança na fase pré-escolar?

Para desenvolverem a linguagem, o raciocínio lógico ou emocional, as crianças necessitam de uma estimulação adequada no momento adequado. A educação musical, quando inserida no desenvolvimento da criança, contribui imensamente para esses desenvolvimentos da criança.

Em cada fase do desenvolvimento, uma criança desenvolve certas habilidades especialmente bem, como: movimento, visão, música, fala ou emoções. Durante essas janelas de oportunidade, “rotas de informação” são desenvolvidas entre diferentes partes do cérebro, conexões com as quais viveremos pelo resto da vida.

 

“O potencial que amadurece de dentro pra fora e busca se desenvolver não permanece ali durante um período ilimitado de tempo, mas atrofia e desaparece quando o ambiente não o auxilia a se desenvolver.”

H. Roth em Psicopedagogia do Ensino e da Aprendizagem

 

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS E CONHEÇA MAIS O TRABALHO DO “CRIANÇA E MÚSICA”:

 

INSTAGRAM:

https://instagram.com/criancaemusica?igshid=1or766prlen4r

YOUTUBE:
https://www.youtube.com/channel/UCVZZmZMpOvp7W2KVMehouag

TELEGRAM:

https://t.me/joinchat/PR-LtFcJrgl-x7KqdaHbcQ

FACEBOOK:

https://www.facebook.com/criancaemusica

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *