Método Suzuki para ensinar música

Shinichi Suzuki (1898-1998) nasceu em Nagoya, no Japão. Violinista e criador do Método Suzuki de Educação Musical que “pressupõe que as pessoas são produtos de seu meio. (…) O meio, para Suzuki, é fabricado artificialmente, de modo a proporcionar o que julga serem as condições ideais para desenvolver o talento potencial de cada criança.” (FONTERRADA, 2008, p. 170)

Suzuki considera que “toda criança é capaz” e expressa que a musicalidade na criança desse ser aguçada pelo meio em que vive (pais e professores de música). Para ele, se desde a tenra infância houver estímulo musical, o indivíduo certamente obterá domínio no instrumento de sua preferência. Também contrasta a aprendizagem do instrumento musical ao da língua-mãe, ladeados pelo amor e carinho dos professores e pais para com o aluno e incita que assim formam-se seres humanos de bom coração.

Da mesma forma como a criança é exposta à sua língua materna e a adquiri naturalmente, se assim o fizermos com a repetição constante de músicas embutidas no repertório Suzuki (selecionado pelo próprio violinista japonês) a criança quando apresentada ao instrumento, facilmente conseguirá executar a música deste repertório, pois já está habituada a ouvi-lo.

Minha experiência com o Método Suzuki de Educação Musical 

No método Suzuki de Educação Musical, com o estímulo do professor e a presença dos pais, propiciando um ambiente favorável ao estudo, torna-se agradável ao pequeno instrumentista tocar o instrumento, o que passa a executar com prazer e alegria, pois sua verve musical foi fomentada.

Em janeiro de 2013, estive em Lima (Peru), participando do “XXVII Festival Internacional Suzuki de Música”, promovido pela Associação Suzuki Del Perú (www.associacionsuzukidelperu.org) onde conheci as amplas possibilidades de instrumentos aos quais ele se adequa e conhecer a Filosofia Suzuki. No Brasil, sediada na cidade de Campinas-SP, encontra-se a Associação Musical Suzuki de São Paulo (www.associacaomusicalsuzuki.com.br), que difunde o Método no país.

Em fevereiro de 2019, participei, em São Bernardo do Campo – SP, do curso “Piano Unit 1”, o qual me habilita para que ministre aulas de Piano com o método Suzuki.

educacao-musical-metodo-suzuki
O Método Suzuki de Educação Musical aplica-se a vários instrumentos como, por exemplo: piano, violino, violoncelo, flauta doce, flauta transversal. Foto: Carlos Eduardo Pierri

BIBLIOGRAFIA:

FONTERRADA, Maria T. de Oliveira. De tramas e fios – um ensaio sobre música e educação. São Paulo. Editora Unesp. 2008.

SUZUKI, Shinichi. Educação é amor – O método clássico da educação do Talento. Tradução de Anne Corinna Gottberg – 3. ed. rev. – Santa Maria: Pallotti, 2008.

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS E CONHEÇA MAIS O TRABALHO DO “CRIANÇA E MÚSICA”:

INSTAGRAM:

https://instagram.com/criancaemusica?igshid=1or766prlen4r

YOUTUBE:
https://www.youtube.com/channel/UCVZZmZMpOvp7W2KVMehouag

TELEGRAM:

https://t.me/joinchat/PR-LtFcJrgl-x7KqdaHbcQ

FACEBOOK:

https://www.facebook.com/criancaemusica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *