Musicalização para bebês até 1 ano

Sempre falo por aqui da importância de planejarmos nossas aulas de musicalização e também de conhecer as características das crianças em cada idade para que possamos fazer atividades específicas para cada fase.

Musicalização para bebês até 1 ano
Eu com minha filha Bia.

Até 1 ano de idade, os bebes estão chegando ao mundo e se acostumando com a vida fora do útero da mãe. Está também conhecendo os sons, a voz dos pais, avós, irmãos, professores, etc.
O primeiro ano de vida é o marco que vai traçar as bases para toda a vida psíquica e mental do ser humano. É nesse período que os bebês descobrirão, dia a dia, o mundo à sua volta com todo seu organismo, com seus sentidos e emoções de forma integral. O primeiro grande brinquedo dos bebês é seu próprio corpo. Cabe a nós, professores, explorá-lo.

O que a música busca estimular e desenvolver? A linguagem e a função cognitiva do bebê!

A audição é a ponte entre vida uterina e o mundo exterior. É o primeiro sentido que ele desenvolveu e já tem completamente formado lá na 20ª semana de gestação. Então é esse sentido que devemos explorar. E como? Falando, cantando, brincando, tocando no bebê.
A música é nata na criança. Na vida intra-uterina ela ouviu muitos sons. Um deles é o som de água. Nesse ambiente aquoso do útero existe o líquido amniótico que promove essa sonoridade.

Pesquisas científicas com bebês e mães realizada em Israel, comprovaram em ultrassom que os bebês mexem a boca quando ouvem a mamãe cantar. Isso significa que eles estão gostando. Então quando nascerem irão se identificar com esses sons.

“O que ocorre com o canto é a expansão de todos os recursos da voz, ampliando as possibilidades e apresentando uma gama sonora extremamente rica. São nuances de intensidade, estruturas rítmicas diversificadas, tessituras de ampla extensão, variando do grave para o agudo numa diversidade que singulariza e caracteriza o canto, bem como o colorido que particulariza cada voz humano” – Elvira Drummond

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS E CONHEÇA MAIS O TRABALHO DO “CRIANÇA E MÚSICA”:

INSTAGRAM:

https://instagram.com/criancaemusica?igshid=1or766prlen4r

YOUTUBE:
https://www.youtube.com/channel/UCVZZmZMpOvp7W2KVMehouag

TELEGRAM:

https://t.me/joinchat/PR-LtFcJrgl-x7KqdaHbcQ

FACEBOOK:

https://www.facebook.com/criancaemusica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *